CINECLUBE: sessão #1 – 23/03/2011 – “ironia e sarcasmo no documentário brasileiro de temática social”

14:15 – apresentação da sessão e dos filmes

14:30 – início da sessão

Mato Eles?

Dir. Sergio Bianchi | 34′ | 1982

Sinopse: O genocídio indígena no Paraná através de uma abordagem irônica e problematizadora, desnudando interesses econômicos não declarados e procedimentos estéticos do documentário.

Violência S.A.

Dir. Newton Canitto | 55′ | 2005

Sinopse: Com uma abordagem próxima a de um programa do Polishop, o documentário explora a idiossincrasia da burguesia paulistana sobre o problema da criminalidade e as soluções absurdas do mercado de segurança privada.

16:00 – intervalo

16:20 – apresentação do filme

16:30 – início da sessão

O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas

Dir. Paulo Caldas e Marcelo Luna | 75′ | 2000

Sinopse: Dois personagens reais, Helinho e Garnizé, formam o eixo do documentário. Helinho, justiceiro, 21 anos, conhecido na comunidade como O Pequeno Príncipe, é acusado de matar 65 bandidos no município de Camaragibe (PE) e em bairros de subúrbio. Garnizé, músico, 26 anos, componente da banda de rap Faces do Subúrbio, militante político e líder comunitário em Camaragibe, usa a cultura para enfrentar a difícil sobrevivência na área. Dois jovens de uma mesma periferia, duas vidas cruzadas pelo mesmo tema: a violência urbana.

17:15 – discussão

18:15 – fim da sessão

O Cineclube é um projeto de extensão que funciona desde 2009. Cada sessão vale 4 horas complementar. As datas são flexíveis, pois depende do calendário acadêmico, acontecendo aproximadamente três vezes ao mês, em dias que ao menos quatro turmas não tenham aula.

Local: CINETVPR – Auditório Maurício Fruet

Parque Newton Freire Maia – Pinhais – PR

OBS.: Sairá um ônibus as 13:30 da TECPAR (atrás da FAP) para o translado gratuito.