terça, 19 de abril, às 19h30, gratuito

Paço da Liberdade Sesc Paraná
Praça Generoso Marques, 189 – Centro

Informações: (41) 3234-4200.

A Mostravídeo Itaú Cultural inicia, em 2011, uma programação com sessões específicas. Em abril, é a vez dos temas Portfólio, Cinema Contemporâneo e Outros Circuitos, que devem reaparecer ao longo do ano. Embora a seleção de trabalhos possua independência de temáticas e recortes, o conjunto de filmes e vídeos programados para abril permite lançar um olhar sobre as estratégias estéticas e as intenções dos artistas no agenciamento de seus imaginários e de suas referências ideológicas. Heróis que personalizam os desejos dos artistas e suas preocupações sociais; coletivos que não acreditam em heróis, mas que creem na linguagem para mobilizar as forças sociais.

Andre Costa
curado

KRISTIN LUCAS

Kristin Lucas costuma desenvolver seu trabalho com vídeos, performances, instalações e web, sempre parecendo propor uma visão acerca da complexidade de sua relação com os meios eletrônicos. A artista investiga o impacto do meio digital nas percepções do tempo e do espaço, bem como os efeitos materiais e imaginários de uma veloz expansão tecnológica.

Seus trabalhos de vídeo, aqui reunidos nesta sessão Portfólio, permitem uma aproximação com o universo deste épico e ao mesmo tempo lírico imaginário.

Host | Kristin Lucas, Estados Unidos, 1997, 7’36’’

A artista participa de uma sessão de terapia on-line comandada por um quiosque multimídia. A partir de uma discussão sobre relacionamentos e de uma situação em que a câmera de vídeo assume o papel de um olho midiático, aos poucos o evento incorpora criticamente o caráter sensacionalista dos meios de comunicação.

Smaller and Easier to Handle | Kristin Lucas, Estados Unidos, 2003, 7’28’’

Em mais uma crítica aos meios de comunicação de massa e à tecno-cultura, Lucas constrói uma situação insólita a partir de personagens absurdos em torno de uma cirurgia. Inúmeras camadas sonoras ajudam a compor a cena que se apresenta como uma parábola da sociedade e de seu culto à velocidade.

Lo-Fi Green Sigh| Kristin Lucas, Estados Unidos, 2004, 3’

Rodado num um centro de pesquisa localizado nos arredores do deserto do Arizona, o vídeo emprega a visualidade de filmes de ficção científica de baixo orçamento e cria cenas em torno de um conjunto arquitetônico retro futurístico.

Celebrations for Breaking Routine | Kristin Lucas, Estados Unidos, 2003, 24’51

Esse vídeo faz parte de um grande projeto da artista Kristin Lucas que viajou para cidades internacionalmente conhecidas por seus cenários musicais e convidou cantoras para escrever músicas sobre o futuro.  Na transformação historicamente recente de cidades industriais em pólos culturais, o trabalho apresenta a ascensão das mulheres por meio da diversidade da cena musical, apresentando uma perspectiva de futuro lírica.

Involuntary Reception | Kristin Lucas, Estados Unidos, 2000, 16’45

A personagem central do vídeo, interpretada pela própria artista, é uma jovem mulher que tem seu corpo e mente povoados por um alto nível de eletromagnetividade. O aspecto díptico da imagem reflete a relação paradoxal da personagem/artista com a tecnologia: não sabendo de que lado ela realmente está, sempre fastiada por ter de tomar decisões quanto a que botão apertar, a que sinal responder.

No blog você acompanha a agenda da mostra, sinopses dos vídeos, reflexões dos curadores, e tem carta branca para debater as escolhas, os temas, a produção… participe!

http://mostravideoitaucultural.wordpress.com