Após a exibição de um dos episódios, diretora Heloísa Passos e equipe realizam debate sobre dramaturgia no documentário

A cineasta Heloísa Passos volta à Curitiba para apresentar seu mais novo trabalho, a série-documentário Caminhos, gravada em 13 cidades do Brasil. Os episódios acompanham pessoas que vivenciam diferentes histórias para chegar à escola. O lançamento será realizado dentro da programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, no dia 02 de junho, sábado, às 14 horas, no Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal). A entrada é gratuita.

Na ocasião, será apresentado um dos episódios da série, chamado “O Tigre e o Cisne”, que acompanha Geysa, uma professora de balé que cruza sozinha São Paulo e seus labirintos, entre ônibus, terminais, viadutos, ruas, avenidas e túneis. Em seguida, a diretora realiza um debate sobre dramaturgia no documentário, com a participação da montadora e produtora da série, Tina Hardy, e dos ministrantes do Núcleo de Dramaturgia Cinematográfica do Sesi/PR, Leandro Saraiva e Rune Tavares.

Série

Quais são os caminhos que estudantes, de qualquer idade ou condição social, percorrem de suas casas à escola? Como são esses percursos nas diversas regiões do Brasil? Quais as diferenças desses caminhos nas grandes cidades, nas comunidades ribeirinhas, nas florestas ou junto ao mar? E o mais importante: que realidades, sonhos e expectativas estão desenhados nesses caminhos? Contando a história de pessoas que vivem essas experiências, a série apresenta um mosaico de diferentes visões de mundo e possibilidades de sonho e criação.

“Caminhos é uma série com um olhar contemplativo, onde a câmera se propõe a respeitar o tempo do lugar. Acreditamos na força da imagem e das pessoas como narrativa das histórias”, explica Heloísa. As filmagens foram realizadas com famílias que permitiram a câmera dentro de casa, registrando conversas, embates e conflitos. A série foi realizada durante dois anos pela Maquina Filmes e apresenta personagens reais que acreditam na busca do conhecimento para transformar suas próprias vidas.

Caminhos é uma coprodução da Maquina Filmes e SescTV, e foi realizada por meio da Ancine com o incentivo das seguintes empresas: Caminhos do Paraná, Copel, Terminal de Containers de Paranaguá e Caixa Econômica Federal, e os apoios do Governo do Estado do Paraná, FIEP/SESI e Marcopolo. A série está no ar aos domingos, às 19 horas, no canal SescTV (canal 136 da NET e 03 da SKY).

Competição

Além do lançamento da série, a diretora Heloísa Passos participa da mostra competitiva Mirada Paranaense do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba com o curta “Entre lá e cá”. O documentário conta a história de seis meninas que vivem na Ilha de Amparo, em frente ao Porto de Paranaguá. Elas caminham entre duas praias trocando pequenos segredos de amor, confidências e desejos da adolescência. O curta será exibido nos dias 30 de maio, às 18h, e 02 de junho, às 15h45, no Espaço Itaú de Cinema. Entrada gratuita.

Heloísa Passos é natural de Curitiba. Em seus trabalhos incluem curtas, documentários e longas. Recebeu diversos prêmios, como Melhor Fotografia no Festival de Cinema do Rio 2009, Melhor Fotografia no Festival de Cinema de Gramado 2008, Melhor Fotografia no Sundance Film Festival 2007 e Melhor Direção no Cine Ceará 2006.

Serviço:

Lançamento da série Caminhos, com a apresentação do episódio “O Tigre e o Cisne”, seguido de debate com a diretora Heloísa Passos, com a montadora e produtora da série, Tina Hardy, e ministrantes do Núcleo de Dramaturgia Cinematográfica do Sesi/PR.

Data: 02 de junho, sábado, às 14 horas.

Local: sala 02 do Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal – Rua Comendador Araújo, 731 – Batel. Curitiba-PR).

Entrada gratuita.

Trailer da série: https://vimeo.com/36991328

Assessoria de imprensa