O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com o apoio do Curso de História – Memória e Imagem da UFPR e da Cinemateca de Curitiba

Promove:

OFICINA DE FUNDAMENTOS DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL

29 e 30 de novembro

ministrada por M. FERNANDA C. COELHO

 Direcionada preferencialmente aos alunos de História: Memória e Imagem da UFPR, aos alunos de Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná e demais interessados.

 As inscrições para a Oficina de Preservação Audiovisual já estão abertas.

 Os alunos que queiram se inscrever devem enviar e-mail com seus dados pessoais (nome, telefone, onde estuda) e uma breve carta de interesse (até 15 linhas) para oficinas.pr@iphan.gov.br

 A oficina dispõe de 30 vagas e será realizada nos dias 29 e 30 de novembro, nas dependências da Universidade Federal do Paraná e da Cinemateca de Curitiba.

Horários:

Dia 29 de novembro – quinta-feira – 09h30 às 17h00 (com intervalo entre 12h30 e 14h00), na Reitoria da UFPR (Rua Dr. Faivre, 405, 4º andar, sala 405 – Ed. D. Pedro II)

Dia 30 de novembro – sexta-feira – 09h30 às 12h30, na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Os estudantes selecionados serão comunicados por email ou telefone.

É imprescindível o comparecimento nos dois dias de atividades para o recebimento de certificado.

Fundamentos da Preservação Audiovisual – com ênfase na conservação cinematográfica.

Partindo da premissa de que o Cinema é uma manifestação cultural e um documento/testemunho privilegiado das culturas ocidentais, desde o final do século XIX, o curso abordará os conceitos básicos da Preservação Audiovisual. Discorrendo sobre a constituição de acervos, os processos de documentar e conservar os suportes das obras cinematográficas – desde o filme até o vídeo digital – e da divulgação das obras, pretende oferecer ao aluno uma visão ampla das atividades de um arquivo cinematográfico. Com ênfase na conservação dos suportes audiovisuais, pretende despertar a consciência do jovem realizador e estudante para o fato de que suas produções, desde a mais modesta, constitui-se de um documento de registro da memória social, um documento de preservação da memória coletiva.

 Currículo M. FERNANDA C. COELHO

Com experiência de mais de 30 anos na preservação audiovisual, é graduada em Cinema, Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (1979), com pós-graduação em Museologia pelo Instituto de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESP-SP (1988), e mestrado em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP com a dissertação “A experiência brasileira na conservação audiovisual: um estudo de caso”. Foi Coordenadora de Preservação na Cinemateca Brasileira/SAv/MinC de 2000 a 2008. Na área museológica especializou-se em conservação, atuando principalmente no seguinte tema: conservação do objeto, preservação e conservação audiovisual.

Fonte: https://docs.google.com/document/pub?id=1Fwx3T_MGQPmcmLS_8cR4gKMhDzLyo1PpjXX3W6zCsfM