Obs.: No ano passado a cadeira de audiovisual do Conselho Estadual da Cultura do Paraná foi preenchida via eleição complementar e por uma gestora municipal (contrato tercerizado), que ainda ocupa vaga como funcionária estadual concursada. Esse ano os “cineastas oficiais” devem usar da mesma estratégia, mas com um funcionário estadual concursado. Entretanto, a cadeira de Audiovisual tem 7 candidatos e 6 entidades habilitadas para votarem. Na próxima sexta-feira, dia 26/04/2013, saberemos a quanto andam as relações de poder no miserável meio cultural paranaense.

icone-produtor-org-economia

Secretaria da Cultura realiza eleição para escolha dos membros da CPROFICE

Participam da votação entidades previamente cadastradas e habilitadas pela SEEC

Será realizada no dia 26 de abril, às 14 horas, no auditório Brasílio Itiberê, em Curitiba, a eleição para a escolha dos 10 membros titulares e respectivos suplentes pertencentes à comunidade artístico-cultural do Paraná, que integrarão a Comissão do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (CPROFICE).

Foram habilitadas 35 entidades, que se inscreveram previamente para fazer parte da eleição. Entre as funções da comissão estão elaborar os editais do PROFICE, aprovar os projetos selecionados pelas comissões técnicas, indicar os membros para compor as comissões técnicas e homologar o resultado final dos editais.

Foram cadastradas entidades das áreas da dança, circo, teatro, artes visuais, música, povos, comunidades tradicionais e culturas populares, patrimônio cultural material e imaterial, ópera, audiovisual e literatura, livro e leitura. A lista completa das entidades cadastradas e as regras da eleição estão disponíveis AQUI.

Na eleição, a entidade, por meio de seu representante legal ou pessoa por ela autorizada, poderá indicar até dois candidatos por área habilitada. Os candidatos devem pertencer à comunidade artístico-cultural do Paraná e seus nomes foram encaminhados pela entidade, por e-mail, no formulário disponibilizado pela Coordenação de Incentivo à Cultura da SEEC, até o dia 17 de abril de 2013.

PROFICE – Com a criação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), Lei n.º 17.043, sancionado pelo governador Beto Richa, o Paraná passa a contar com mais ferramentas para estimular e promover a cultura do Estado. As leis foram desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e os editais serão lançados já em 2013.

SERVIÇO
Eleição da Comissão do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – CPROFICE
Dia 26 de abril de 2013, às 14 horas
Local: Auditório Brasílio Itiberê
Endereço: Rua Ébano Pereira, 240 – Centro (anexo ao prédio da Secretaria de Estado da Cultura – SEEC)
Horário: 14h às 18h
Informações: (41) 3321-4723

Resolução e lista das entidades cadastradas.

Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1372&tit=Secretaria-da-Cultura-realiza-eleicao-para-escolha-dos-membros-da-CPROFICE