Broncas de início do ano

Ocupados

Até março deve estar pronto o meu projeto de despedida do CMI – Centro de Mídia Independente, digo o documentário “Ocupados”. Essa versão tem os fatos de 2007. Até abril pretendo soltar um corte final abrangendo o Ocupação da Reitoria da UFPR, ocorrida em 2005, o seu desfecho em 2006 e a outra ocupação que ocorreu em 2007.

A imagem está ruim, mas assistível. O som está lastimável. O que dá pra fazer com o som é normalizar ele, diminuir os ruídos e por legendas em alguns diálogos e falas. Desse projeto pouca coisa me agrada, não sou mais adepto da filosofia: uma câmera na mão e uma pedra na outra. Atualmente prefiro planejar antes de filmar e não improvisar na hora.

O vídeo foi e está sendo feito inteiramente em software livre, serão ao todo 3 médias em um único DVD. A produção é precária, feito as próprias custas e com uma apóio tímido da APUFPR (gestão 2005). Os vídeo foi feito para consumo interno do movimento estudantil e nesse espaço, ao meu ver, deve transitar.

Subsistência

Dos meus projetos encalhados, esse é o que dura a mais tempo. Até final de março devo ter um corte definido. Vamos ver o que dá.

Inscrições

Esse vídeo, que está em finalização, foi um registro que fiz no dia 4 de fevereiro. É uma moçada que mora perto de casa e que me deixou filmar o momento em que estavam fazendo um grafite.

Pântano do Sul

Durante o final do ano passado fui para Florianópolis,  fiquei no Pântano do Sul, extremo sul da ilha. Fazia mais de 8 anos que não ia para esse local, a praia na minha memória era um lugar calmo, habitados por pescadores. Hoje em dia é movimentada, com turistas, muitos deles são gringos.

Tinha planejado treinar enquadramentos e eixos de câmera nesse projeto. A idéia é simplês, planos fixos e contemplativos do local. Filmaria a praia, os pescadores, flora e fauna local. O ponto auto do documentário  seria o registro da chegada de um barco de pesca. Onde os pescadores limpam e comercializam os peixes na própria praia.

Porém, as coisas mudaram. Não consegui boa parte das imagens pretendidas. Apesar da frustração inicial, o material está bom, rende um curta-metragem. Pretendo dividir o filme em 3 segmentos. O primeiro denominado “Mar”, o segundo “Pesca” e o terceiro, e não muito brilhante, “Praia”.

Cada segmento terá mais ou menos 3 minutos e planos um pouco longos, com uma duração de 30 segundos ou 1 minuto.  Pretendo escolher 2 editores para editar 2 desses 3 segmentos e eu mesmo editar outro.