RIO: O Roteiro e a escrita de um filme (oficina)

A oficina é composta de sete aulas com 2 horas e meia de duração. As aulas serão divididas em parte teórica, na qual serão discutidos elementos básicos de dramaturgia cinematográfica, com a exibição e análise de trechos de filmes, e prática, na qual os alunos irão desenvolver pequenas narrativas cinematográficas. O objetivo é que todo aluno escreva pelo menos um roteiro, ao longo do curso.

Com Paulo Halm
07, 09, 14, 16, 21, 23 e 28 FEV
Segundas e quartas, das 19h30 às 22h

Aula 1 – Especificidades da escrita para o cinema. O carater anti-literário da escrita para o cinema. Roteiro como parte de um filme. A função do roteiro. A estruturação de um roteiro. Exercícios narrativos.

Aula 2 – Espaço, tempo e ação: o processo diegético e mimético do cinema. A (re)criação do espaço. A criação do tempo: presente, passado e futuro. O tempo imaginário. Sonhos ( e pesadelos ). Elipses. Apresentação de idéias para roteirização por parte dos alunos.

Aula 3 – Situação ou personalidade? O que é o assunto de um filme? A construção de um personagem. Realismo e naturalismo. Psicologia do personagem e anti-psicologismo. Desenvolvimento dos temas. Sinopse, argumento e escaleta. Tratamentos.

Aula 4 – Estruturas narrativas. O tema. O assunto. A história. A narrativa. O roteiro de filmes não-narrativos.

Aula 5 – Construção de cenas. Sequenciação da trama. Diálogos. O silêncio. Roteiro e montagem.

Aula 6 – O trabalho do roteirista. Seu relacionamento com o diretor e/ou produtor. Mercado de trabalho. Dificuldades inerentes à profissão. Direitos autorais e procedimentos legais: o que todo roteirista deve saber para o exercício de sua profissão.

Aula 7 – Leitura e análise dos trabalhos escritos pelos alunos. Comentários gerais.

Paulo Halm é formado em cinema pela UFF. Roteirista e diretor, trabalha em cinema e Tv desde 1985. Estreou em 2010 como diretor de longa-metragens com o filme Histórias de amor duram apenas 90 minutos. Como roteirista, tem como principais trabalhos Dois Perdidos numa noite suja, Achados e Perdidos, Pequeno Dicionário Amoroso, Amores Possíveis, Guerra de Canudos, Casa da Mãe Joana, Olhos Azuis, Sonhos Roubados, Antes que o mundo acabe. Participou também dos roteiros de Cazuza, Meu Nome não é Johnny . Para televisão, escreveu o seriado Dicas de um sedutor. Como diretor fez diversos curtas e média-metragens, com destaque para Biu, Bela e Galhofeira e O resto é silêncio. Está finalizando seu documentário de longa-metragem “Hijab – Mulheres de véu”. Foi coordenador e professor do núcleo de dramaturgia da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e ministrou oficinas de roteiro no México e em Portugal.

R$ 700,00 (2X R$350,00)
10% de desconto para pagamentos à vista até uma semana antes do início do curso.

Fonte: http://www.telezoom.com.br/espaco/cursos/spip.php?article492