ANCINE: Aberta Consulta Pública sobre Sistema de Controle de Bilheteria

Objetivo é melhorar a qualidade das informações relativas ao mercado exibidor

A Agência Nacional do Cinema informa aos agentes do mercado audiovisual e a todos os interessados que está aberta até 22 de fevereiro Consulta Pública sobre a regulamentação de dispositivos da Medida Provisória nº2.228-1, de 2001, que tratam do sistema de controle de receitas de bilheteria.

A implantação do Sistema de Controle de Bilheteria é um dos eixos do Programa Cinema Perto de Você, ação governamental coordenada pela ANCINE, que congrega ações e instrumentos dirigidos à expansão, modernização e descentralização do parque de exibição cinematográfica e ao incremento dos investimentos privados nessa atividade.

Essa iniciativa reconhece na precariedade e na baixa consistência das informações dificuldades importantes para o segmento de exibição cinematográfica. Isso fragiliza o planejamento das operações, tanto das iniciativas do poder público, quanto das ações dos agentes privados.
Para a atração de investimentos, qualquer que seja sua fonte, é fundamental garantir segurança quanto à confiabilidade dos dados e, em consequência, quanto à certeza do retorno pretendido.

Para os produtores e distribuidores de filmes, as informações sobre as receitas de bilheteria ajudam a definir as estratégias de lançamento e comercialização e, mesmo, as práticas comerciais adotadas.

Para o setor público, além da aferição das responsabilidades legais dos agentes econômicos, dados primários permitem a construção de indicadores para o melhor acompanhamento da evolução do setor e a formulação de políticas adequadas para o desenvolvimento da atividade.

Assessoria de Comunicação, 24/01/2011