II Festival de Jericoacoara Homenageia Hermano Penna e Lia Camargo

Hermano é cearense do Crato, de onde saiu com a família aos 9 anos para Salvador. Deu seus primeiros passos no cinema ainda na Bahia. Depois esteve em Brasília e fixou-se em São Paulo. Após muitos curtas, médias, trabalhos para TV e o longa “Sargento Getúlio”, Hermano voltou ao Ceará para dirigir a Fotografia dos filmes de Jéfferson de Albuquerque Jr. ( “Dona Ciça”, “Músicos Camponeses” e “Patativa do Assaré – Um poeta do Povo”). Durante a realização desses filmes, Hermano deu verdadeiras aulas de cinema para muitos jovens realizadores da época, que vinham do Super 8.

Lia Camargo é paulista. Casou com Hermano nos anos de 1970, quando já trabalhava como técnica de som. Acompanhou Hermano nos filmes de Jéfferson de Albuquerque Jr.e fez o som do longa cearense “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, num tempo em que era difícil conseguir gravadores e técnicos de som para fazer cinema aqui no Ceará.

Com presenças confirmadas no II Festival de Jericoacoara, Hermano e Lia merecem as homenagens do Cinema Cearense.

As inscrições para o II Festival de Jericoacoara – Cinema Digital prosseguem até 31 de março de 2011, devendo ser feitas “on-line”, através de formulário próprio disponibilizado pela página eletrônica do festival: www.jeridigital.com.br .