CURITIBA: Biblioteca no Cinema – John Ford

Paço da Liberdade Sesc Paraná convida: BIBLIOTECA NO CINEMA

Projeto de exibição de filmes que visa apresentar de maneira inovadora o acervo da biblioteca do Paço da Liberdade.

http://bit.ly/johnford

O tema da primeira edição é o livro John Ford lançado em 2010 pelo Centro Cultural Banco do Brasil como catálogo da retrospectiva dedicada ao cineasta americano (www.johnford.com.br). A publicação é um compêndio de ensaios críticos inéditos em português incluindo textos de Serge Daney, João Bénard da Costa, Jacques Rancière, Tag Gallagher, Andrew Sarris, Jean Mitry, Jonathan Rosenbaum, Joseph McBride e Michael Wilmington, e Lindsay Anderson, entre outros.

A discussão dos escritos será ancorada pela exibição do filme Terra Bruta . John Ford é mais conhecido pela sua obra-prima Rastros de Ódio, em que o herói positivo é substituído por um personagem perturbado e psicótico que busca resgatar sua sobrinha sequestrada por uma tribo indígena. Terra Bruta é um retorno ao mesmo tema, mas num panorama ainda mais amplo e devastador que revela o menosprezo social e o espírito de linchamento latente nas sociedades.

Dia 19 de março (sábado). Gratuito. Sala Cinepensamento.

14h – Apresentação do livro John Ford

15h15 – Exibição de Terra Bruta

17h – Comentário sobre o filme

Apresentação de Nikola Matevski (Revista Contracampo – www.contracampo.com.br)

Terra Bruta. (EUA, 1961). Direção de John Ford. Com James Stewart, Richard Widmark, Shirley Jones, Linda Cristal, Andy Devine. 105 min. Cor. 16 anos. DVD.

Um oficial do exército e um xerife são convocados para recuperar homens brancos seqüestrados por uma comunidade indígena.

Leia mais em:

http://bit.ly/agendapaco-mar-abril-maio

http://bit.ly/SESC-Mostra1959

Paço da Liberdade Sesc Paraná. Praça Generoso Marques, 189 – Centro. Informações: 3234 4200