Quinta-feira, 7/4/11, tem Mostra Itaú Cultural no Paço da Liberdade

SESSÃO VALIE EXPORT

quinta, 7 de abril, às 19h30, gratuito

Action Art International. Documents on International Actionism.
VALIE EXPORT, 1989, 73 min
Trata-se de um documentário sobre os movimentos da arte moderna, que cobre o período de 1945 até os dias de hoje. Destaca a produção do Grupo de Viena, o Happening e o movimento Fluxus, incluindo os Acionistas de Viena, a Body Art e a Artemídia. O documentário exibe um importante material fotográfico e fílmico relacionado a esses movimentos, além de temáticas comuns a eles nos anos 1980 e 1990.

Paço da Liberdade Sesc Paraná
Praça Generoso Marques, 189 – Centro. Informações: (41) 3234-4200.
Quinta, 7 de abril, às 19h30. Gratuito.

MOSTRAVÍDEO ITAÚ CULTURAL: PROGRAMAÇÃO DE ABRIL

O épico e o lírico

A Mostravídeo Itaú Cultural inicia, em 2011, uma programação com sessões específicas. Em abril, é a vez dos temas Portfólio, Cinema Contemporâneo e Outros Circuitos, que devem reaparecer ao longo do ano. Embora a seleção de trabalhos possua independência de temáticas e recortes, o conjunto de filmes e vídeos programados para abril permite lançar um olhar sobre as estratégias estéticas e as intenções dos artistas no agenciamento de seus imaginários e de suas referências ideológicas. Heróis que personalizam os desejos dos artistas e suas preocupações sociais; coletivos que não acreditam em heróis, mas que creem na linguagem para mobilizar as forças sociais.

Andre Costa
curador

Há 14 anos estimulando a reflexão sobre o audiovisual contemporâneo, em 2011 a Mostravídeo Itaú Cultural dedica sua programação mais uma vez à produção experimental de cinema e vídeo. Entre abril e novembro o cineasta e professor Andre Costa e o pesquisador João Dumans se encarregam da curadoria da mostra, que este ano acontece em Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) e que discute, por meio de programações mensais, a experiência histórica e contemporânea do cinema.

Parece ter passado o tempo em que cinema e vídeo representaram campos distintos de criação, uso de aparatos técnicos, estratégias estéticas e circuitos de exibição. A Mostravídeo Itaú Cultural entra na discussão dessa convergência através de recortes mensais que ajudem a demarcar e a problematizar seus horizontes.

No blog você acompanha a agenda da mostra, sinopses dos vídeos, reflexões dos curadores, e tem carta branca para debater as escolhas, os temas, a produção… participe!

http://mostravideoitaucultural.wordpress.com/
Sobre os curadores

Andre Costa, cineasta e videodocumentarista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Professor de Cinema e Televisão na FAAP e da Pós-Graduação em Criação Visual e Multimídia da USJT. Dirigiu e produziu mais de 20 documentários. Sócio da OLHAR PERIFÉRICO FILMES. Selecionado Rumos Cinema e Vídeo em 2007 com o projeto de documentário “Histórias de Morar e Demolições”. É curador permanente da Mostravídeo Itaú Cultural 2011.

João Dumans é pesquisador de cinema. Foi programador do Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, curador do Cineclube Curta Circuito e é curador da Mostravídeo Itaú Cultural 2011. Participou de comissões de seleção e programação de festivais como o forum.doc.bh e o Festival Internacional de Curtas Metragens de BH. Foi assistente de direção do filme “Os Residentes”, de Tiago Mata Machado.

————–

Nikola Matevski
Paço da Liberdade SESC Paraná | 3234-4200 | sescpr.com.br | twitter.com/pacodaliberdade