CURITIBA: SESSÃO OUTROS CIRCUITOS

quarta, 20 de abril, às 19h30, gratuito

Paço da Liberdade Sesc Paraná
Praça Generoso Marques, 189 – Centro. Informações: (41) 3234-4200.

Na sessão Outros Circuitos deste mês, podemos nos aproximar do documentário como uma prática social. Um cinema que nasce a partir de outro circuito de realização e circulação, cujo contexto representado possibilita contemplar não só diferentes propósitos estéticos, mas também uma organização de produção própria e intervencionista. É por essa via que introduzimos o trabalho do coletivo Bernadette Corporation, formado em Nova York e que, desde 1994, transita entre o mundo da moda e o da arte.

Get Rid of Yourself

Bernadette Corporation, Estados Unidos, 2003, 61 min

O filme cria associações inusitadas entre a pista sonora e a imagética, buscando subverter a abordagem convencional de um documentário. Partindo de uma recomposição de registros das manifestações sociais anticapitalistas, que ocorreram durante o encontro do G8 em Genova, no ano de 2001, intercalando ações performáticas e cenas de luta contra a polícia, barricadas e máscaras de gás, o filme é uma ação que se alinha aos movimentos contra a globalização.

MOSTRAVÍDEO ITÁU CULTURAL 2011

A Mostravídeo Itaú Cultural inicia, em 2011, uma programação com sessões específicas. Em abril, é a vez dos temas Portfólio, Cinema Contemporâneo e Outros Circuitos, que devem reaparecer ao longo do ano. Embora a seleção de trabalhos possua independência de temáticas e recortes, o conjunto de filmes e vídeos programados para abril permite lançar um olhar sobre as estratégias estéticas e as intenções dos artistas no agenciamento de seus imaginários e de suas referências ideológicas. Heróis que personalizam os desejos dos artistas e suas preocupações sociais; coletivos que não acreditam em heróis, mas que creem na linguagem para mobilizar as forças sociais.

Andre Costa
curador

No blog você acompanha a agenda da mostra, sinopses dos vídeos, reflexões dos curadores, e tem carta branca para debater as escolhas, os temas, a produção… participe!